quinta-feira, 1 de novembro de 2012



 COLÉGIO SÃO BENTO  



                                                     
                                                         Foto-Luis  Antonio Carneiro

Mosteiro de São Bento: A jóia Beneditina do Centro de São Paulo
O Mosteiro de São Bento é um símbolo de grande importância para a cidade de São Paulo. Com mais de 400 anos de História, o Mosteiro sempre teve grande influência na cidade. Vale lembrar a própria localização em que foi construído o cenóbio beneditino. O local era a taba do cacique Tibiriçá. Foi doado pela Câmara de São Paulo em 1600 aos monges. Segundo o documento de doação das terras, pertencente ao arquivo do Mosteiro, o local era “o mais importante e melhor, depois do colégio”. Com o crescimento da Vila ainda no Século XVII, Fernão Dias Paes Leme, o Governador das Esmeraldas, ampliou a igreja e melhorou as dependências do Mosteiro. Anos depois, com a nomeação popular de Amador Bueno – um importante personagem da vila paulistana – como rei de São Paulo, sem este aceitar, recorre aos monges beneditinos, a fim de acalmar a população e fazer com que esta mudasse de ideia. Para que Amador Bueno não perdesse sua vida por não aceitar a ser rei de São Paulo, o Abade do Mosteiro, assim como também a comunidade monástica, acalmaram os ânimos e o povo mudou de ideia. Amador Bueno estava a salvo.
São dependentes do Mosteiro de São Bento de São Paulo, o Mosteiro de São Bento de Sorocaba, fundado em 1667 e o Mosteiro de São Bento de Jundiaí de 1668. Além destes, foram fundados mais dois: Santana do Parnaíba (1643) e Santos (1650).
Óbvio que a construção atual do Mosteiro não é a mesma de séculos anteriores. Já é a quarta construção. A demolição do antigo edifício, muito decadente em fins do Século XIX, começou com a construção do Gimnásio São Bento – hoje Colégio de São Bento – em 1903. Mas foi em entre 1910 e 1912 que o cenário realmente mudou. São Paulo passava por grande processo de urbanização. Sua população aumentava exacerbadamente, ganhando relevância no cenário nacional. O Mosteiro seguiu este ritmo e em 1910 teve início à construção da nova igreja e Mosteiro. A construção em estilo da escola artística de Beuron, projeto de Richard Berndl – Professor da Universidade de Munique e um dos melhores arquitetos da Alemanha . É desta época a decoração interna em estilo Beuronense foi feita pelo beneditino belga Dom Edelberto Gressnigt. A Basílica só foi consagrada em 1922. Nesta época foram instalados os sinos e o relógio, tido como o mais preciso de São Paulo.


Mosteiro de São Bento: A jóia Beneditina do Centro de São Paulo

Horário das celebrações litúrgicas
Missas:
2ª à 6ª feira - 7h - com Canto Gregoriano
2ª à 6ª feira - 13h
2ª à 6ª feira - 18h
Sábado - 6h - com Canto Gregoriano
Domingo - 8h30 - Órgão somente
Domingo - 10h - com Canto Gregoriano e Órgão

Laudes:
Domingo - 7h30 da manhã

Hora Meridiana:
2ª à 6ª feira - 11h45
Domingo - 11h45

Vésperas:
2ª à 6ª feira - 17h25 - Canto Gregoriano
Domingo - 16h55h - Canto Gregoriano e Órgão

Vigílias:
Domingo - 6h da manhã

Confissões: Na portaria,
2ª, 4ª e 6ª feira das 14h às 16h00

Basílica permanece aberta:
2ª, 3ª, 4ª e 6ª das 6h até término da missa das 18h
Sábado e Domingo das 6h às 12h e das 16h às 18h
5ª feira a Igreja fecha às 8h e reabre às 14h

Atendimento da Sacristia:
3 ª à 6ª feira das 14h às 17h

Casamentos: 5ª feira das 14h às 17h.
informações apenas pessoalmente

Fonte:http://www.mosteiro.org.br/ 11-11-12  11:16

Nenhum comentário:

Postar um comentário