IGREJA SANTO ANTONIO
Arte barroca na Igreja de Santo Antonio
Coluna Ladeira da Memória
Fatima Antunes
Rafaela Calil Bernardes
| Fachada da Igreja de Santo Antonio, na Praça do Patriarca. (Preservação/DPH/SMC, Chico Saragiotto - 2008) |
A primeira reforma foi realizada em 1638, seguida de outras, como a executada em 1717, com a ajuda dos devotos e dirigida pelo bispo Dom Bernardo Rodrigues Nogueira. Naquele mesmo ano, a ermida foi elevada à categoria de igreja, em função do aumento do edifício.
A Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Brancos, fundada em 1774, foi a responsável por várias reformas que alteraram as feições do templo. Um incêndio no prédio vizinho, ocorrido em 1891, danificou e consumiu parte da igreja.
Em 1899, a Prefeitura intimou a Irmandade a providenciar a demolição e a reconstrução da torre e da fachada, em virtude do alinhamento da Rua Direita. Custeadas pelo Barão de Tatuí e pelo Conde Prates, as obras só foram concluídas em 1919 e incluíram uma reforma geral do templo. Quase 100 anos depois, em 1991, outro incêndio danificou os fundos do edifício.
Ao longo de quatro séculos, inúmeras reformas e intervenções comprometeram a integridade artística e arquitetônica da Igreja de Santo Antonio, mas não reduziram sua importância histórica, principal justificativa do tombamento, em 1970, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephhat).
| Interior da Igreja de Santo Antonio. (Preservação/DPH/SMC, Chico Saragiotto - 2009) |
Após a realização de prospecções no forro do altar-mor, também foi encontrada uma pintura seiscentista de boa qualidade técnica e artística, que resistiu aos incêndios de 1891 e 1991. As camadas de tinta que a encobriam foram retiradas. Em seguida, a pintura foi consolidada e restaurada.
O achado barroco revela as características da arte produzida em São Paulo no período colonial e reforça a importância da Igreja de Santo Antonio para a história da cidade.
O prédio também foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp), pela Resolução 5/91 (ex-ofício).
SÃO PAULO. Cidade. Em Cartaz: guia da Secretaria Municipal de Cultura. n. 34, abr. 2010. p. 72-73.
Texto revisto em 24.9.2010.
- http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/patrimonio_historico/ladeira_memoria/index.php?p=8383
- 06-11-12 22:54
Nenhum comentário:
Postar um comentário