Construção e Restauração
ESTILO GÓTICO
O gótico surgiu na França no século XII colocando fim a
escuridão da época medieval.
A igreja surge como símbolo de emancipação do povo do poderio
feudal. Além do papel religioso, passa também a centralizar todas as atividades
comunitárias.
É o fim das pinturas e esculturas tenebrosas que retratam o
pânico do Apocalipse pregado pela era medieval. As igrejas surgem então
imponentes e iluminadas, induzindo os fiéis a olharem para o alto. Lembram a
grandiosidade de Deus, com suas altas torres, que se erguem como que para
alcançá-lo e suas grandes janelas com vitrais que deixam a luz entrar em
múltiplas cores representando a presença divina.
A arquitetura das igrejas surge embasada em um forte simbolismo
teológico que identifica as paredes como base espiritual da Igreja, os pilares
como representações de santos e os arcos como sendo caminhos para Deus.
Há críticas quanto a pureza do estilo,
prejudicada, dizem, pela inserção da cúpula que lhe confere o título de
eclética.
CONSTRUÇÃO
No ano de 1588, os moradores da pequena vila de São Paulo do
Campo disputavam com os jesuítas a permissão do poder real para construir uma
Igreja Matriz.
A permissão só veio em 1591 e a construção iniciou-se em 1598 e
foi finalizada em 1612.
Com a transformação de vila em cidade em 1740, a Capitania de
São Paulo tornou-se a sede Episcopal e com isso a matriz teve o seu verdadeiro
valor. Contudo a Igreja estava bastante destruída pela passagem do tempo e foi
demolida para o início da construção do templo que temos atualmente.
A catedral gótica projetada pelo professor da Escola
Politécnica, Maximilian Hehl tem 111m de comprimento, 46m de largura e
65m de altura (exceto as torres). Foi construída para ser o espelho da fartura
de nossos recursos materiais e uma escola de arte.
O início de sua construção se deu em 1912 pelo então Arcebispo
Dom Duarte Leopoldo e Silva. Foi inaugurada em 1954 por Dom Carlos
Carmelo de Vasconcellos Motta no aniversário do 4º centenário da cidade. O
atraso foi conseqüência da falta de dinheiro e da ocorrência de duas Grandes
Guerras que atrapalharam as importações dos materiais de construção.
A Catedral sonhada pelo Arcebispo D. Duarte Leopoldo e Silva é
hoje o que um dia ele mesmo desejou: “uma escola de arte e um estímulo a
pensamentos mais nobres e elevados (…) uma Catedral opulenta que, testemunhando
a fartura dos nossos recursos materiais, seja também um hino de ação de graças a
Deus Nosso Senhor…”
RESTAURAÇÃO
Fechada durante três anos (1999-2002), a Catedral foi
restaurada.
Do projeto original, os torreões, indispensáveis para a
definição do estilo gótico da Catedral, não foram executados.
Nas suas bases, aberturas de acesso deixavam que águas de chuva
penetrassem em sua estrutura , acelerando o seu processo de deterioração.
Nesses anos todos foram executados os trabalhos de restauro das
estruturas: trincas, descupinização, sistema de águas, limpeza, restauração dos
vitrais, elementos artísticos, mobiliário e portas, novas instalações elétricas,
prevenção de combate a incêndio, luminotecnia e som, recuperação da escadaria e
construção de novos banheiros, reservatórios, elevador para deficientes físicos
e finalmente os quatorze torreões.
FONTE http://www.catedraldase.org.br/site/?page_id=8
06-11-12 23:37

|
EndereçoPraça da Sé, s/nº - 01001-000
São Paulo - SP Tel.: (11) 3107-6832
E
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário